sexta-feira, 26 de outubro de 2018

JOSÉ ABUD


Mestres da medicina sergipana. (Por Antonio Samarone)

JOSÉ ABUD, 80 anos, sergipano, descendente de sírios. Formou-se pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, em 1961. Médico, poeta e professor. Foi médico do Hospital de Cirurgia desde 1962.
Professor de antropologia física na Faculdade de Filosofia de Sergipe. Em 1972, ingressou na Faculdade de Medicina de Sergipe como professor assistente de propedêutica médica. Nos tempos em que a clínica era soberana, a propedêutica era o seu principal recurso.
Geriatra e gerontólogo desde 1974, foi um dos fundadores e primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - secção Sergipe. Instalou em Sergipe o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, do qual foi presidente. Foi o idealizador e fundador da ONG Universidade da terceira Idade, em 1979.
Publicou como editor, durante 3 anos, no Jornal Gazeta de Sergipe o suplemento literário "Arte e Literatura". Poeta e escritor, é membro da Academia Sergipana de Letras, onde ocupa a cadeira de número 9.
Formou-se em Educação Física pela Universidade Tiradentes em 2007. Membro fundador da Academia Sergipana de Medicina, onde ocupa a cadeira de número dezoito, que tem como patrono o Dr.João Cardoso do Nascimento Júnior.
Fonte: Academia Sergipana de Medicina.

Antonio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário