terça-feira, 16 de outubro de 2018

CRIADORES DE BACORINHOS



Criadores de bacorinhos...
Enquanto o mundo discute o impacto no trabalho da automação e da inteligência artificial; o fim dos empregos; a extinção de várias profissões, constatei que uma ocupação centenária, presente em minha infância, permanece forte, e agora mais organizada. Os criadores de bacorinhos são eternos.
Centenas de microempresas informais, de criadores de leitões, permanecem ativas, abastecendo o mercado em Sergipe. O governo só atrapalha. Sem esses criadores autônomos, empreendedores, a nossa deliciosa costelinha de porco, light, não seria possível. Não estou falando dos porcos da Sadia.
Explico melhor. Muita gente em Itabaiana vive criando leitões. A alimentação é a base de farelo, soja, milho, suplementos vitamínicos e proteicos. Para baratear os custos, completam com a lavagem. Saem com uma carroça de burro (foto), de porta em porta, recolhendo os restos de comidas (a tal lavagem). Ajudam na limpeza pública, e oferecem ao criatório alimentos naturais, sem antibióticos, herbicidas ou hormônios.
Os bacorinhos do agreste são abatidos logo, 90 dias, não viram barrão, pai de chiqueiro. O toucinho é fino e os ossos moles. A carne é saudável e tenra. Os leitãozinhos são vacinados; e criados em ambientes higienizados, com água limpa e corrente.
Num dos locais visitados, o criador, para reduzir o estresse dos bacorinhos, deixa um som ligado, com boa música de fundo. Sei que vocês estão querendo saber: onde comprar esses bacorinhos de 30 kg, criados com lavagem e música? Além de Itabaiana, nas feiras livres de Aracaju. É só procurar!
Antônio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário