quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

O PARQUE DA SEMENTEIRA


O Parque da Sementeira

Apesar do abandono, o Parque da Sementeira é muito frequentado. O Parque aguarda um destino. O Prefeito anterior encomendou um projeto a Jaime Lerner, que em seu estilo, apresentou uma coisa mirabolante, cheia de lagos, luzes e passarelas. Claro, ficou no papel. Depois de ouvir alguns especialistas, tomei a ousadia de oferecer ao Prefeito Edvaldo Nogueira uma proposta:  - prefeito, transforme o Parque da Sementeira num Jardim Botânico.

Faça em parceria com as universidades, com a EMBRAPA, escolas, iniciativa privada, etc. Os custos serão reduzidos. Um Jardim Botânico não impediria a atual função recreativa, e ajudaria na preservação das matas da restinga, em extinção. Teria ainda funções educativas, de pesquisa, de espaço para a volta dos pássaros, entre outras. O Prefeito prestou a atenção, sorriu e até completou a ideia. Eu sair com a impressão que ele tinha concordado.

Só que hoje, durante a caminhada, observei que estão fazendo um puxadinho numa área da Sementeira (foto). Perguntei o que era, e fui informado tratar-se da ampliação do horto. Só tem um problema: a obra interpõe-se exatamente na cerca que divide o Parque da Sementeira do fundo da EMBRAPA. Aquele terreno da EMBRAPA, sem serventia, tinha sido doado a Prefeitura na gestão anterior. Fui informado que o atual Prefeito devolveu, por não ter interesse em sua utilização. Perguntei ao Prefeito e ele negou. Ocorre, que a proposta do Jardim Botânico precisa de espaço, e esse puxadinho segrega o terreno da EMBRAPA.

Não é justo que o Parque da Sementeira viva de improvisos, um puxadinho aqui, outro acolá. Claro, a administração pode ter uma ideia melhor que a de um jardim botânico. Pode inclusive retirar as repartições públicas que ali funcionam, com me disse o Prefeito, num vai e vem inadequado de veículos. O que me parece é que o Parque não pode ficar abandonado, nem ser feito a base de improvisos. O poder municipal, que administra a área, precisa planejar um destino para o Parque da Sementeira.

Antônio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário