Gente Talentosa.
(por Antonio Samarone)
Um neto de Seu Benício das Caraíbas fechou a prova de matemática do ENEM - 2021, acertou todas as questões. Filipe é o nome do abençoado, um filho da escola pública.
A prova de matemática do ENEM - 2021 foram 45 questões, uma foi anulada e Filipe acertou as 44 restantes. Sem chutes, todas resolvidas. Uma glória!
Filipe Nunes Rezende nasceu, se criou e vive nas Caraíbas, Zona Rural de Itabaiana. Filipe nasceu em 29/04/2004, filho de Jorge do Nascimento Resende e Dona Luciene Pastora Nunes Resende.
Fez o primário na escola municipal do seu Povoado, com a professora Maria de Jacó, antiga mestra, que mora no Beco do Cemitério das Flechas. Minha mãe foi a primeira professora das Flechas, nos tempos de Euclides Paes Mendonça, década de 1950.
Com a conclusão do Primário, Filipe foi para o Colégio Nestor Carvalho, na Praça João Pereira, em Itabaiana. Foi lá, na escola pública, que Filipe tomou gosto pela matemática, sob a influência do professor Tito.
Viva o anônimo professor Tito!
No terceiro ano do segundo grau, Filipe também foi incentivado para a matemática, pelo professor Jaeldson, do pré-vestibular “Alternativo”, em Itabaiana.
Filipe sempre foi destaque nas olimpíadas de matemática. Recebeu medalhas nas olimpíadas de 2016, 2018 e 2021. Como se tornar um iluminado na matemática, saindo da Zona Rural de Itabaiana e frequentando a escola pública? Primeiro é o talento e a dedicação nos estudos de Filipe, segundo é o acesso a Internet, onde os conteúdos estão à disposição de todos.
O caminho do conhecimento ainda está aberto, mesmo em tempos de Pandemia.
Para não se pensar que Filipe só é bom na matemática, ele fez 920 pontos na redação, dos mil possíveis.
Felipe decidiu cursar medicina na UFS. Pode-se perguntar, se ele é tão bom em matemática, por que não vai cursar engenharia? Não! Ele quer medicina.
Há alguns anos eu perguntei a um amigo, grande matemático da UFS, professor doutor Valdenberg, qual era o futuro da matemática? Ele me respondeu de forma enigmática: a medicina!
Depois eu entendi o que ele queria dizer. A medicina precisa cada vez mais da matemática e o talento de Filipe pode ajudar.
Parabéns, Filipe Nunes Rezende, seja bem-vindo a medicina.
Parabéns pela proeza no ENEM. Você entra para a Universidade em grande estilo.
Não é gabolice, Itabaiana tem se destacado na vida intelectual de Sergipe.
Nunca perca as raízes Filipe e siga em frente. A vida está apenas começando para você.
Parabéns, Itabaiana, pela nova safra de caraibeiros!
Antonio Samarone (médico sergipano)
Nenhum comentário:
Postar um comentário