sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

HOSPITAIS EM SERGIPE


Hospitais em Sergipe (Por Antonio Samarone)

A lei 446, de 12 de novembro de 1902, definiu o orçamento do Estado de Sergipe para o ano de 1903. O orçamento total era da ordem de 1.594:620$543. Estava previsto para a saúde pública 14.862$000, ou seja, uma insignificância menor que um por cento; como termo de comparação, para as Prisões estava destinado 48.428$000, isto é, cerca de quatro vezes superior à saúde pública.

No início do século XX, existiam sete hospitais funcionando em Sergipe (Aracaju, Capela, Estância, Rosário, Maroim, Lagarto e Laranjeiras), todos administrados por instituições de caridade.

Em Itabaiana, somente em 30 de março de 1941 foi inaugurado o Hospital de Caridade de Itabaiana, que pouco tempo depois passou a denominar-se Hospital Regional Rodrigues Dória.

A construção do Hospital arrastou-se por vários anos, tendo sido iniciado antes de 1930. Finalmente, com a ajuda do Prefeito Sílvio Teixeira a obra foi concluída. O primeiro médico a dirigir clinicamente o Hospital foi o Dr. Gileno Almeida Costa.

Registro os bons serviços prestados à população pelos funcionários Flodualdo, Tereza, Alberício e Josué. Quem precisasse tomar uma injeção, encanar um braço, sarjar uma maldita, drenar um tumor, suturar um pequeno corte, arrancar um unha, estavam eles lá, atentos e disponíveis.

Também forneciam remédios de graça para verme, doença do mundo, pano branco, sarna e impinge.

Esse hospital funcionou até 1977, quando a filantropia e a caridade saíram de moda.

Antonio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário