segunda-feira, 26 de março de 2018

TEREMOS ELEIÇÕES EM OUTUBRO?



Teremos eleições em outubro?

Após o adiamento da prisão de Lula pelo STF, o ódio recrudesceu. Basta observar a intolerância política nas redes sociais. A caravana do PT enfrentou dificuldades no Rio Grande do Sul, foi atacada por uma militância disposta as vias de fato. Quem antes só batia panelas, foi para o enfrentamento físico. O PT equivocadamente minimiza as agressões recebidas, tentando passar a imagem de que tudo foi festa, acreditando que a luta política se resume as versões.

O quadro se agrava: o atual grupo no poder, com o projeto de aprofundar o neoliberalismo, tem poucas chances eleitorais. Pelas pesquisas, Lula ganharia no primeiro turno. Candidato ou não, preso ou solto, Lula seria um polo nas próximas eleições. 

Como ninguém que chega ao poder por vias transversas, deixa-o pacificamente; considerando a existência de uma base social de apoio radicalizada e poderosa, mesmo minoritária. A evidencia de uma derrota eleitoral açodará a tentação pelas mudanças nas regras do jogo. O que significa a candidatura de Temer, com apenas 3% de aprovação?  Pode ser tudo, menos disputar eleições. O único candidato do bloco que chega aos dois dígitos nas pesquisas é Bolsonaro, ainda não palatável pela Globo. Neste cenário, a sobrevivência da democracia passa por uma pacificação improvável dos ânimos. Os ataques ao estado de direito no Brasil ainda não avançaram, devido a conjuntura internacional desfavorável as ditaduras, sobretudo no ocidente. Temo pela democracia.
Antônio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário