quarta-feira, 21 de março de 2018

GINÁSIO DE ESPORTES CHICO DO CANTAGALO



Ginásio de Esportes Chico do Cantagalo.

O novo Ginásio de Esportes em Itabaiana receberá o nome de Francisco Vilobaldo de Oliveira (Chico do Cantagalo). Não sei de quem partiu a ideia, mas quero registrar os meus aplausos. Chico era um gentleman, amigo de todos, um homem dedicado as gentilezas. Chico fundou e presidiu o Cantagalo Futebol Clube, clube do qual fui atleta; criou o Grêmio Literário e Esportivo de Itabaiana (GLEI), com uma escola para os meninos pobres do Beco Novo (onde hoje é o Rotary), e uma quadra esportiva com o piso de cimento, nos fundos do Tanque do Povo. Foi uma revolução para o futebol de salão em Itabaiana, que antes disputava os seus torneios na Praça da Feira e depois no campo de areia do padre Everaldo. O nosso primeiro espaço para esportes, murado e com piso de cimento foi o GLEI.

Chico do Cantagalo era um arquivo vivo da vida cultural de Itabaiana, conhecia quase todas as famílias, quem era parente de quem, tinha a genealogia de cada família na cabeça. Para espanto e indignação, num final de tarde de uma quinta-feira, 16 de julho de 2009, Chico do Cantagalo foi assassinado por uma alma sebosa, aos 75 anos.  Para quem é de Aracaju, Chico do Cantagalo era irmão do vereador Cosme Fateira, que propôs um título de cidadão aracajuano ao urubu.

Conheci de perto Chico do Cantagalo, fui atleta e amigo. Chico estava sempre disponível, nunca deixava de fazer um favor, muitas vezes sem poder. Chico aplicava injeção nas casas das pessoas que precisasse. Para os mais novos, Chico possuía um estojo que esterilizava as seringas e agulhas flambando no álcool. Não existia as seringas descartáveis. Naquele tempo até aplicar uma injeção era difícil. Portanto, o belo Ginásio de Esporte que será inaugurado em Itabaiana levar o nome de Chico do Cantagalo, um homem honrado e generoso, está mais do que merecido. Penso até em comparecer a inauguração.
Antônio Samarone.
A foto foi cedida pelo historiador Almeida Bispo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário