quarta-feira, 6 de setembro de 2017

MESTRAS DA MEDICINA EM SERGIPE - Jacy Meirelles Carvalho



JACY MEIRELLES CARVALHO (uma sanitarista voltada para a puericultura e a saúde materna), baiana, nascida em 21 de outubro de 1930, em Gandu/BA, filha de Victor Meirelles e Maria Magalhães Meirelles, numa família de 15 irmãos. Órfã de pai e mãe aos cinco anos, tendo a família permanecido unida, sob os cuidados da irmã mais velha, em Salvador. Fez o primário na Escola Joana Angélica, e restante do curso médio no Ginásio da Bahia. Mudou-se para Sergipe em 1955, logo após a formatura pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 15 de dezembro de 1954. Foi colega de turma de vários médicos sergipanos: Paulo, Piva, Everton, Maria Antonieta, Ciro, Aldemar e Fábio). Casada com um colega de turma, o sergipano de Salgado, Paulo Freire de Carvalho (falecido em 05/09/1996).

Jacy em Sergipe sempre exerceu a medicina voltada para a puericultura e para a saúde materna, pediatra por vocação, apaixonada pela saúde pública. Atuou na Legião Brasileira de Assistência , na Casa Maternal Amélia Leite , no INAMPS , Instituto de Puericultura Martagão Gesteira. Contudo, foi como diretora do Serviço de Amparo à Maternidade, à Infância e a Adolescência da Secretaria de Saúde e Assistência Social do Estado de Sergipe, depois transformado em Programa Materno Infantil, durante a gestão de José Machado de Souza, que a Dra. Jacy mais contribuiu para a Saúde Pública em Sergipe.

Defensora de uma visão de saúde pública de inspiração americana, similar ao praticado pela antiga FSESP, centrada na técnica e na disciplina. Jacy capacitou enfermeiras e técnicos, montou serviços, liderou as transformações sanitárias vividas com a implantação do PIASS em Sergipe. Sempre elegante, educada, mas firme e intransigente na defesa de suas teses. Num período de grandes esperanças na reforma sanitária, a Dra. Jacy fez a sua parte, com competência e dignidade. Quem cruzava os corredores do Serigy naquela época, sabe o valor, a tenacidade e o exemplo da Dra. Jacy para os iniciantes na saúde pública. Parodiando Gonçalves Dias: “Meninos, eu vi!”. Infelizmente, as suas teses foram derrotadas, e a saúde pública se transformou nessa realidade que vivemos. Jacy é especialista em Saúde Pública, foi consultora técnica para desenvolvimento de Programas de Controle de Doenças Transmissíveis da SES. Publicou: “A Poliomielite em Sergipe no ano de 1967” e “Um Caso de Nefrose Tratado com Cortisona”.

A Dra. Jacy fundou em Aracaju, junto com o esposo, a Clínica Infantil e de Medicina Preventiva, em 14 de setembro de 1969. A primeira clínica particular em pediatria, preventiva e curativa, criada no Estado de Sergipe. Funcionava no Parque Teófilo Dantas, na esquina da rua Santo Amaro. Aos 87 anos, a Dra Jacy, mãe de Barbara, arquiteta; Sonia, médica; Paulo, economista e Emerson, engenheiro; avó de seis netos e bisa de dois, vive e continua em Aracaju. Memória perfeita, a mesma elegância, e pintando maravilhosamente belos quadros. A Dra. Jacy continua crente numa medicina humanizada e preventiva. Meu reconhecimento e minhas homenagens a quem silenciosamente lutou pela "saúde como um direito de todos".

Antonio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário