sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

SENHORA PRESIDENTA, O EXÉRCITO É OUTRO...



Senhora Presidenta, o Exército é outro...

Diante da repercussão internacional da tríplice epidemia (Zica, Dengue e chikungunya), e em especial da explosão dos casos de microcefalia; a Senhora resolveu organizar “um dia” (13) de esforço nacional para o combate ao mosquito. A estratégia escolhida foi a mobilização das Forças Armadas, acompanhado de uma ampla campanha de marketing. A intenção foi boa.
Mesmo considerando que a presença dos mosquitos decorre sobretudo da falta de saneamento ambiental, é consenso, que ação do poder público eliminando os criadouros domiciliares e peridomiciliares, em parceria com a população, reduz a infestação dos mosquitos, e pode interromper a transmissão das doenças.  
Em dezembro de 2015, o Sistema Único de Saúde (SUS) possuía 332.289 agentes comunitários de saúde credenciados pelo Ministério da Saúde, presentes em 5.504 municípios; profissionais que residem nas comunidades onde atuam, conhecem as pessoas, as vilas e veredas, já visitaram cada casa dezenas de vezes, são experientes; esses agentes estão vinculados a 48.391 equipes de Saúde da Família; compostas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, e que já cadastraram e visitaram a imensa maioria dos domicílios. Essa é a rede básica do SUS.
Senhora Presidenta, esse é Exército da Saúde pública. Qualquer estratégia para dar certo precisa centrar o combate ao mosquito nesses profissionais. A Senhora poderia organizar uma Força Sanitária Nacional, com esses agentes, centralizar o comando, com a missão prioritária de visitar todas as casas, permanentemente, e fazer uma varredura rigorosa dos criadouros do mosquito. Estamos diante de uma emergência. Claro que a ajuda das forças armadas, das igrejas, das escolas, dos sindicatos, das entidades empresariais, e de que mais quiser ajudar, será muito importante. Mas a base da ação não pode deixar de ser o SUS.

Só mais um pedido, a tarefa é reduzir o número de criadouros, suspenda imediatamente o envenenamento do meio ambiente e das pessoas, com o uso abusivo de inseticidas (fumacês) e larvicidas, já condenado por especialistas da ABRASCO. A experiência com o uso dos organoclorados (DDT, BHC, etc.) foi desastrosa para a saúde pública. 

Antonio Samarone - médico sanitarista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário