segunda-feira, 13 de novembro de 2023

A INSONIA E OUTROS GRILOS

 A Insônia e outros grilos.
(por Antonio Samarone)

Sou um insone genético, herdei essa mazela de papai.

Tenho dificuldade em adormecer, um sono entrecortado e acordo cedo. Isso, ao longo do tempo, me fez odiar o sono. Durmo por necessidade extrema. Não gosto de dormir.

Não é sem motivos, que a morte é chamada eufemisticamente de sono eterno. É por isso, que eu não quero negócios com a morte. “Eu cá e ela lá”. Como se chama esse vício fonético?

A insônia é o sintoma mais comum das doenças mentais. No meu caso, não identifico outros sofrimentos mentais graves associados. A insônia não pode responsabilizar outras patologias (depressão, ansiedade, fobias, dependência química, transtorno bipolar). Nada, a minha Insônia vem só, ousada, agressiva e insolente.

Uma insônia metida a besta.

Uma curiosidade macabra: os insones e os bêbados são os que mais dormem ao volante.

De vez em quando sofro de apneia obstrutiva, me acordo apavorado, achando que daquela vez eu não escapo. Nesses casos, passo o resto da madrugada aflito, com uma ansiedade injustificada. Nada me acomoda, o jeito é sofrer calado.

O risco de morte descontrola o corpo, em especial o aparelho digestivo, com defecação iminente e bruta.

Os livros apontam alterações do sono que estimulam a minha curiosidade: sonambulismo, catalepsia, soniloquia, narcolepsia, bruxismo, enurese, pernas inquietas e pesadelos. A minha insônia é monótona, sem maiores atrações.

Aprendi a conviver com a insônia, ignorando-a. Nada de remédios, terapias, contar carneirinhos, nada, apenas uso o tempo acordado no que gosto. Sinto que a insônia fica incomodada, querendo a minha atenção. Que vá à merda!

A insônia precisa saber que as doenças vão e voltam. Por exemplo, em minha infância, eu conhecia uma centena de gagos. Hoje, nem um. O Gaguinho que conheço é apenas apelido, nunca foi gago.

O que houve com a confusa gagueira? Acabou! O mesmo pode acontecer com a insônia, mesmo sem qualquer ação da Saúde Pública.

Entre os males modernos e sem tratamento, a insônia só disputa com a obesidade.

Esse texto é o meu último, sobre a insônia. Ela não ficará sabendo, ainda não possui redes sociais. Espero que ninguém fuxique.

Matei Morfeu!

Antonio Samarone. (médico sanitarista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário