sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

O CANTO DA VERÔNICA



O Canto da Verônica. (por Antônio Samarone)

Das representações religiosas da Semana Santa, guardo nas lembranças consumidas pelas incertezas da inteligência, o canto de Santa Verônica, expondo uma réplica do seu véu, com a qual ela limpou o rosto de Cristo, durante a sua paixão.

Quem era aquela dublê Itabaianense de Santa Verônica (“vera ícone”), com voz soprano, com os seus agudos incompreensíveis, em latim, que apresentava o véu (Sudário de Verônica) aos devotos?

Depois fiquei sabendo tratar-se de Bernadete de Seu Oscar do Quebra Queixo. Itabaiana teve outras Verônicas, mas a que eu ouvi e a que o canto ficou em minha lembrança, foi o dela. Soube que ainda é viva, gostaria muito de conhecê-la.

Até hoje eu não sei ao certo se era o véu que limpou a face de Cristo (Sudário de Verônica), ou uma réplica de parte do Santo Sudário, o pano de linho que cobriu Jesus, na descida do calvário. Serei grato a quem puder esclarecer.

O Sudário de Verônica foi encontrado no ano 525, na cidade de Edessa. Foi levado a Roma e exposto na Basílica de São Pedro, para veneração dos fiéis. Desde 1638, a relíquia encontra-se na Igreja da Sagrada Face, na cidade de Manoppello.

Já o Santo Sudário apareceu em 1350, quando se alastrava uma grande Peste na Europa. Essa relíquia encontra-se na Catedral de Turim. Sobre essa relíquia existe forte polêmica: foi a mortalha de Jesus, ou uma peça criada por Leonardo da Vinci?

A cópia da relíquia Itabaianense (ainda existe?) era apresentada como a prova definitiva da passagem de Cristo pela Terra e de sua ressurreição, mesmo não existindo dúvidas para os devotos.

Foi informado que o Canto de Verônica continua sendo encenado na Matriz de Santo Antônio e Almas de Itabaiana, todas as sextas-feiras santas. Não perderei a próxima...

Antônio Samarone.

3 comentários:

  1. Robério, Boa tarde. Lhe descobrí despretensiosamdespretensiosamente, assim como um garimpeiro que encontra uma pedra rara...antes de mais nada, parabéns por mais um belo trabalho. Sou norte Mineiro. Região de Montes,mais precisamente. Próximo a "São Francisco" terra adotada pelo (cangaceiro) Antônio dó. Gostaria de falar contigo, por favor...um fã desesperado. Feliciano.

    ResponderExcluir