sábado, 24 de setembro de 2016

LIGA SERGIPANA CONTRA O ANALFABETISMO



Liga Sergipana contra o Analfabetismo (centenário honroso)

Antonio Samarone de Santana

Em 18 de outubro de 1916, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, sob a coordenação do governador do estado, General Oliveira Valadão, foi instalada a Liga Sergipana contra o Analfabetismo. A iniciativa visava eliminar o analfabetismo em Sergipe, 80% da população, até 1920, data da comemoração da sua independência. Muita pretensão.  
Ficou acertado que se criaria a primeira escola noturna, sob o patrocínio do governo, que daria o mobiliário e o material escolar; e que fosse organizado os estatutos da Liga, visando o imediato reconhecimento como de utilidade pública. O entusiasmo do empreendimento cívico permitiu que a nova entidade tivesse a adesão inicial de 414 associados, que deveriam pagar um mensalidade de $500. Tudo no começo é festa.
A Liga Sergipana contra o Analfabetismo começou a todo vapor. No ano seguinte, em 1917, criou a sua primeira escola sob o patrocínio do Dr. Theodoro Sampaio e sob a direção da entusiasta jovem Ítala Silva de Oliveira (a primeira mulher sergipana formada em medicina). A Liga foi dirigida por muitos anos pelo abnegado Almirante Amynthas Jorge (foto). Passados cem anos, segundo o IBGE, Sergipe ainda possui 18% de analfabetos, mas tenham certeza, não foi por falta de empenho da Liga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário