O Ginásio Murilo Braga.
(por Antonio Samarone)
O Murilo Braga completou 75 anos, discretamente. Distante de sua importância histórica. Perdeu-se a memória? O colégio foi decisivo para o desenvolvimento de Itabaiana.
Destaco a solenidade de conclusão da primeira turma:
Em 27 de dezembro de 1953, ocorreu a festa de conclusão do curso ginasial, da primeira turma em Itabaiana. A importância do evento pode ser avaliada pela grandeza da festa: pela manhã, missa de ação de graça, celebrada pelo Monsenhor Eraldo Barbosa. Logo após a missa foi cantado o “Te Deum”, seguido da benção do Santíssimo Sacramento.
A solenidade de entregas dos certificados aconteceu à tarde no próprio Ginásio, com muitos discursos. A noite foi a vez do baile, com a banda da polícia militar. Enfim, um dia inteiro de comemorações.
O Paraninfo da turma foi simplesmente o Ex-Governador do Estado, Dr. José Rollemberg Leite. Justa homenagem, a quem tinha implantado o curso ginasial em Itabaiana.
Entre as autoridades presentes destacaram-se o Prof. Acrísio Cruz, representando o Governador Arnaldo Garcez; o deputado itabaianense Sylvio Teixeira, os políticos Manoel Teles, Jason Correia e o diretor do Ginásio Murilo Braga, Dr. Pedro Garcia Moreno.
Na abertura da solenidade, falou em nome dos alunos o estudante José Queiroz da Costa e em nome dos professores, Melquíades José de Souza.
Em seguida, usou da palavra o Paraninfo, dizendo-se satisfeito em ter construído aquele Ginásio em Itabaiana e desejando felicidades aos seus afilhados, sendo a festa concluída com a palavra do representante do Governador.
Toda a solenidade foi transmitida pelo serviço local de alto-falante.
Doce memória!
Antonio Samarone. Ex aluno do Murilo Braga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário