quinta-feira, 12 de abril de 2018

E POR FALAR EM PRÊMIO NOBEL


E por falar em Prêmio Nobel?

Uma questão me incomoda. Por que o Brasil nunca ganhou o Prêmio Nobel? A Academia Sueca premia anualmente, desde 1901, pessoas que se destacam em seis modalidades: física, química, medicina, economia, literatura e paz. Por que nenhum brasileiro fez por merecer esse prêmio? Fui esmiuçar e comecei pela medicina.

Carlos Chagas foi indicado em 1913 e 1921, pela descoberta da doença que leva o seu nome; Antônio Cardoso Fontes, em 1934, pelo trabalho com o bacilo da tuberculose; Adolpho Lutz, em 1938, por seus sobre doenças tropicais; e Manoel de Abreu, em 1946, pela abreugrafia. Todos perderam. De lá para cá, nem indicados temos.

Pelo menos no caso de Carlos Chagas, foi uma profunda injustiça. Ele descobriu uma doença importante, seu agente etiológico, o inseto transmissor, o ciclo biológico do parasito, animais reservatórios, as formas clínicas agudas e crônicas, e a sua sintomatologia. Mesmo assim não foi contemplado. Em 1913, a indicação de Carlos Chagas não chegou nem a ser avaliada; em 1921, a indicação foi avaliada, a documentação apresentada era consistente, mas a Academia Sueca resolveu a não premiar ninguém em medicina. Em 1921, não houve ganhadores.

Os historiadores da medicina comentam que as derrotas de Carlos Chagas, foi motivada pelas brigas aqui no Brasil. Alguns pesquisadores da própria Fiocruz, entre eles Afrânio Peixoto, Figueiredo de Vasconcelos, e o nosso Parreiras Horta se posicionaram contra, enviaram relatórios e documentos, desclassificando o trabalho de Carlos Chagas. Chegaram a questionar se a doença de chagas existia mesmo. Inimizades pessoais, desavenças, ciúmes e invejas, impediram o primeiro Nobel em medicina para o Brasil.               
Antônio Samarone.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário