terça-feira, 24 de abril de 2018

A SAÚDE COMO MERCADORIA



A SAÚDE como mercadoria.

A assistência à saúde tornou-se uma atividade econômica das mais lucrativas. No Brasil, representam 10% do PIB. Ao incorporar-se ao mercado, a saúde virou mercadoria, e assumiu as suas propriedades: padronização, impessoalidade, valor de troca, produção em massa, produtividade e a lógica do lucro. Como transformar um serviço que era centrado no cuidado, no acolhimento, na individualização do tratamento, no alívio ao sofrimento em mercadoria?

O primeiro setor da saúde a submeter-se a lógica do capital foi o de medicamentos. A indústria farmacêutica assumiu a produção dos remédios, no pós Segunda Guerra, e o consumo disparou. Basta vê a prosperidade das farmácias, uma em cada esquina, e não param crescer. A rede de comercialização dos medicamentos só perde para a de distribuição de bebidas.

Com o envelhecimento da população as necessidades de atenção a saúde aumentam. Este setor da economia cresce, mesmo em períodos de recessão da economia. O retorno dos investimentos é garantido. O paciente virou consumidor. O que fez a medicina, uma profissão milenar, para adaptar-se a lógica de mercado?

A grande mudança foi a transformação do cuidado médico em procedimentos. A fragmentação do cuidado, semelhante a uma linha de montagem da indústria, foi o caminho de adaptação da medicina ao mercado. O cuidado é muito subjetivo, pessoal, imprevisível, implica numa relação de confiança; inadequado a lógica de lucro e da padronização das mercadorias. Foi preciso transformar o cuidado em pequenas intervenções (procedimentos) e o estabelecimento dos protocolos. Os procedimentos são realizados por diferentes médicos. O paciente deixou de ter um médico cuidador. O trabalho é coletivo, uma linha de desmontagem sem coordenação. Cada médico conserta uma peça do padecente.

A Associação Médica Brasileira (AMB) criou uma Classificação Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), transformando o cuidado médico em 4.700 procedimentos. Tudo especificado, codificado e com o preço de cada subitem. Existem outras tabelas de procedimentos, da ANS, do SUS, dos Planos de Saúde, etc. O discurso de um sistema nacional de saúde, universal, público e gratuito; e de uma assistência integral e equânime foi derrotado. Perdi mais uma!
Antônio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário