terça-feira, 9 de abril de 2024
O CINEMA EM SERGIPE.
O Cinema em Sergipe.
(por Antonio Samarone)
Um dos males da cultura é o seu desenraizamento. Os eventos soltos perdem força e sentido. A última bienal de Itabaiana (2023), foi um exemplo.
No próximo 30 de abril, inicia-se em Itabaiana um “Festival Internacional de Cinema”. Isso mesmo, um evento grandioso. O festival é organizado por gente do cinema, e tem como coordenador Andrei Ferreira, membro da Academia Brasileira de Cinema.
Entretanto, o festival não tem donos, o festival é uma expressão cultural de Itabaiana.
Sei que os irmãos Lumière, inventores do cinema, estão em festa, com a força da sétima arte em Itabaiana. Quando eles exibiram o primeiro filme, “Sortie de l’usine Lumiére à Lyon”, em dezembro de 1895, lá estava o sergipano Cândido Aragonês de Faria, encarregado de produzir os cartazes.
Entre 30 de abril e 05 de maio de 2024, acontecerá o Festival Internacional de Cinema de Itabaiana. Não se assustem, é festival internacional mesmo. Tivemos 1.454 filmes inscritos, sendo 72 selecionados. Teremos filmes de 20 países. Inclusive, filmes russos, americanos e chineses.
Teremos 15 sessões de cinema durante o festival, além de oficinas, painéis, exposição fotográficas, apresentações artísticas e exposições imersivas.
O filme “O Sequestro do Vôo 375, será um dos filmes convidados, com a presença das duas produtoras.
Uma agência chinesa de cinema, exibirá os filmes premiados em três cidades da China.
Venham conhecer a força do cinema em Itabaiana. O festival ocorrerá no Shopping Peixoto, que tem sido um parceiro importante da cultura Itabaianense.
Salas de cinema em Itabaiana, existem desde a década de 1930.
Um dado relevante, todas as exibições serão gratuitas, financiadas pela Lei Paulo Gustavo.
Itabaiana tem grande tradição cultural na música e na fotografia. Chegou a vez do áudio visual. O cinema viceja em Itabaiana, com a volta do cinema de rua, e agora com esse festival internacional.
Antonio Samarone – Secretário de Cultura de Itabaiana.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário