sábado, 13 de abril de 2024

A GLÓRIA ETERNA


 A Glória Eterna.
(por Antonio Samarone)

Fui procurado pelo colega, Dr. Silveirinha, para assinar um manifesto de apoio a Elon Musk. Me fiz de desentendido: quem é esse Musk? Ele se impacientou: “Elon Musk é o dono do Twitter, um defensor da liberdade.”

A alma de Silveira é fascista. Aliás, sempre foi. Antes, não se expunha, curtia a sua crença em silêncio.

Ponderei, Dr. Silveira, a liberdade de Elon Musk é uma, a minha é outra. Ele fala de liberdade de se fazer o que quiser, sem limites. A minha é a liberdade democrática, tem limites, a nossa termina onde começa a do outro.

A minha liberdade não permite Fake News, mentiras, agressões, ódio e difamações. Não existe a liberdade de se praticar crimes.

Silveirinha achou esses argumentos, conversa de comunista. A liberdade é uma só, disse-me ele.

O Dr. Silveira, já velho, incorporou uma obsessão pela glória. Das quatro fontes de vaidade do Ego humano, poder, riqueza, honra e glória, ele só abriu mão da honra. O preço era alto, confidenciou o doutor.

O poder e a riqueza de Silveira vieram sem muito esforço. Silveira Já nasceu rico e poderoso. Depois, a medicina duplicou o patrimônio.

Mas, faltava a Glória.

Entregou o cabedal aos cuidados dos filhos, e correu atrás da Glória.

Silveirinha tornou-se membro titular de dezenas de Academias de Letras, Ciências e Artes, Institutos Históricos, e confrarias culturais, fez por receber dezenas de Comendas, a última foi a Ordem de Cristo, do Vaticano.

O doutor, não perde palestras, conferencias, aulas magnas, lançamento de livros e saraus.

É uma obsessão pela glória e escolheu a cultura, por achar a forma mais fácil. Tornar-se herói, ídolo, artista, atleta, cientista, santo, mártir, tudo isso estava fora de cogitação.

Restou a cultura!

Investiu em publicação de livros, todos capa dura, fios dourados, papel de bíblia, um luxo. Algum desavisado pode perguntar: E o conteúdo? Bem, ele aposta que os leitores serão poucos, tornando esse item de pouca importância. Está no prelo um livro de poesia.

Silveirinha resolveu seguir a orientação de Voltaire (“Devemos cultivar o nosso Jardim”), e criou uma “Academia dos Vencedores”, dele, sem interferência dos invejosos, onde ele escolhe os eleitos e as sessões são recheadas de louvações. Cada membro, pode usar até 15 minutos do seu tempo, para elogiar os demais.

O Dr. Silveira é o presidente vitalício.

“Academia dos Vencedores” já tem sede própria, com um auditório de 300 lugares. A sede fica na Praça Camerino, pelos fundos do Museu da Gente Sergipana. Pela frente é discreta, parece uma casa antiga, mas as instalações são de puro luxo, inspirada na arquitetura romana. Na entrada tem um busto de Cícero.

O Dr. Silveira é um homem atualizado. Comprou um aplicativo de inteligência artificial, no Vale do Silício, onde os discursos, textos, ensaios, e até poesia, já veem prontos, é só ctrl C, ctrl V, e se ganha tempo.

O Dr. Silveira escolheu envelhecer sob aplausos. Luta pela glória. Nada contra, só não posso assinar a moção de apoio a Elon Musk.

Antonio Samarone (médico sanitarista).

Nenhum comentário:

Postar um comentário