quarta-feira, 3 de abril de 2024

GENTE SERGIPANA - CHICO VIÚVO


 Gente Sergipana – Chico Viúvo
(por Antonio Samarone)

A história dos caminhoneiros em Itabaiana vem de longe. Em 2027, completa-se cem anos que Esperidião Noronha apareceu com o primeiro. Será o centenário! Não se chega a Capital Nacional do Caminhão sem história.

Francisco José de Oliveira (Chico Viúvo), 96 anos, se lembra de quase tudo. Foi um dos primeiros motorista de Itabaiana a dirigir na Rio Bahia (1951). Antes da BR – 235. Saia-se de Itabaiana pelo Sertão da Bahia, Jeremoabo, até Feira de Santana.

Trabalhou como motorista para muita gente: Miguel Tenente, Jason Correia, Toninho do Bar, João de Balbino. Prestou serviço na poderosa “Transportadora Sergipana”, do Itabaianense Wilson, casado com a filha de Zeca Titia.

Chico Viúvo nasceu em 25 de novembro de 1928, filho de João Calisto de Oliveira e Josefa Maria de Jesus. Logo cedo apreendeu a dirigir. A sua habilitação é de 1953, tirada em São Vicente, baixada santista.

Chico é casado com Dona Marilene, um casal com 10 filhos, todos vivos.

Hoje, perto do centenário, Chico Viúvo demonstra uma profunda nostalgia das estradas. Tem saudades! Um profissional que ajudou a construir Itabaiana.

A minha homenagem a esse grande brasileiro.

“Essa é a glória que eleva e consola.” Machado de Assis.

Antonio Samarone – Secretário de Cultura de Itabaiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário