quinta-feira, 4 de outubro de 2018

O DESCOBRIMENTO DE SERGIPE - 04/10/1501


O descobrimento de Sergipe. (04/10/1501)
Hoje completam 517 anos da chegada dos portugueses a Sergipe. Em maio de 1501, por determinação do Rei Dom Manuel, zarpou do Tejo, uma expedição com três caravelas, para reconhecer as terras de Vera Cruz.
Em 04 de outubro de 1501, dia de São Francisco, a expedição chegou a Sergipe, deparando-se com o grandioso Rio Parapitinga, imediatamente batizado de rio São Francisco. Descobriram o rio do Pereira (atual Cotinguiba), e o rio Cirigi (atual Sergipe), que dar nome ao estado. Avistaram a atual Serra de Itabaiana, que denominaram de Nossa Senhora das Graças.
A expedição descobriu ainda o rio Irapiranga (atual Vaza Barris), e em 26 de outubro chegaram ao rio Real, que recebeu esse nome em homenagem ao Rei Dom Manuel, por ser a data do seu aniversário. Portanto, os portugueses passaram 22 dias nas costas de Sergipe, e saíram com as caravelas carregadas de canafístula, considerada uma planta medicinal na Europa. Essa mesma expedição chegou ao recôncavo baiano em 01 de novembro, batizando-o de Baia de Todos os Santos.
Essa primeira expedição, que descobriu o território de Sergipe, teve repercussão nos meios culturais da Europa. Nela viajou Américo Vespúcio, que baseado na viagem, escreveu as suas famosas cartas – Mundus Novus e Lettera – que dava notícias das terras descobertas e de seu povo. As cartas tiveram grande divulgação. O nome América, como se sabe, foi uma homenagem desmedida ao autor das publicações.
Não comemoramos a data do nosso descobrimento, por falta de conhecimento, por falta de amor próprio e civismo. Antes Cabral tinha permanecido em Porto Seguro por oito dias. O mundo tomou conhecimento do Brasil por esta expedição, pois a conhecida carta de Caminha, o governo português engavetou, e só foi descoberta muito tempo depois.
Antonio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário