quarta-feira, 10 de outubro de 2018

FATO RARO, RARÍSSIMO!



Fato raro, raríssimos!
Entre os finalistas ao Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do Brasil, na categoria “biografia”, ao lado de gente famosa (Jô Soares, Artur Xexéo, Lilia Moritz Schwarcz, Anita Leocadia Prestes, Claudio Bojunga), apareceu um tabaréu de Itabaiana, o historiador Anderson da Silva Almeida.
Um sergipano com destaque nacional. Gente, é hora de festa. A obra "...como se fosse um deles: Almirante Aragão – Memórias, silêncios e ressentimentos em tempos de ditadura e democracia" (Editora da Universidade Federal Fluminense - Eduff), de Anderson da Silva Almeida, antes que Sergipe tomasse conhecimento, é reconhecida nacionalmente.
A obra finalista, mergulha na trajetória do militar paraibano, Almirante Aragão, que ficou contra o Golpe de 1964. Aragão foi perseguido implacavelmente pelos agentes da repressão, falecendo no ostracismo em 1998. A esquerda esqueceu o Almirante.
Em 2010, Anderson da Silva teve a sua dissertação de mestrado premiada pelo Arquivo Nacional, e publicada em 2012 sob o título “Todo o leme a bombordo: marinheiros e ditadura civil-militar no Brasil”.
Anderson da Silva Almeida é membro da Academia Itabaianense de Letras. Estudou em Itabaiana, no Grupo Escolar Eduardo Silveira e no Colégio Estadual Murilo Braga. É graduado em História pela Universidade Católica do Salvador, especialista, mestre e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense.
Anderson da Silva é autor de diversos capítulos em obras de circulação nacional e também atua como músico e diretor da Sociedade Filarmônica 28 de Agosto – SOFIVA – da cidade de Itabaiana.
Ainda não sei o resultado do prêmio, mas a vitória de Anderson da Silva com a sua obra já aconteceu. Ser finalista já é uma grande vitória. Sem influência de editoras, de padrinhos, da mídia, desconhecido até em Sergipe, ter o seu trabalho reconhecido nacionalmente é um grande feito. Palmas, muitas palmas.
Uma conclamação: intelectuais e acadêmicos sergipanos, vamos a leitura!
Antonio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário