Suposições e supositórios.
(por Antonio Samarone)
A constipação ou prisão de ventre é frequente em crianças e idosos. Se faz de tudo, para não se morrer com a bosta presa. O sofrimento é indizível, só sabe, quem já passou.
Lembrei-me de um clister de sementes do Ricinus communis (óleo de rícino), prescrito pelo morubixaba Mané Barraca, para a prisão de ventre. Era um santo remédio.
Clister – é um remédio ou injeção líquida que se introduz nos intestinos pelos fundos, para refrescá-los, para afrouxar o ventre, para umedecer ou amolecer a matéria, para estimular a faculdade de expulsão e dispersar os ventos.
Se fazem clisteres de água, leite, pimenta, sementes e, especialmente, da poda de certas ervas. Mistura-se mel e, por vezes, açúcar mascavo e outras drogas. Pode-se fazer clister emoliente, carminativo, lenitivo, ardoroso, adstringente, laxativo e anódino, etc.
Por sorte, a ciência médica baseada em suposições, inventou o “Lactulona”, uma mezinha via oral, sabor ameixa, para a prisão de ventre. Mais convenientes que os supositórios de glicerina das farmácias.
O enxaropado resolve do mesmo jeito.
Antonio Samarone – médico higienista

Nenhum comentário:
Postar um comentário