quarta-feira, 28 de junho de 2017

ILDETE CALDAS


Ildelte Caldas, 73 anos, sergipana de Japoatã, educada em Colégio de Freira pelas Irmãs Sacramentinas, formada pela terceira turma da Faculdade de Medicina de Sergipe, optou pela ginecologia. Foi médica da previdência social, trabalhou no Serigy, e com o tempo, pela forma atenciosa que atende a suas pacientes, foi ganhando fama e credibilidade como médica.

No tempo em que as “doenças do mundo” (DST) ainda eram transmitidas com mais frequência pelas profissionais do sexo, o Secretário da Saúde Pública, Dr. Eduardo Vital Santos Melo, encarregou a Dra. Ildete pela prevenção das doenças venéreas no estado de Sergipe. Logo cedo ligou-se ao meritório trabalho de prevenção do câncer nas mulheres.

Ildete Caldas foi a França especializar-se em colposcopia, um valioso recurso de diagnósticos ginecológicos, descoberto pelo médico alemão Hans Hinselmann em 1925, mas só difundido pelo mundo a partir da década de 1960. A colposcopia chegou à Sergipe pelas mãos do Dr. Gilvan Rocha (isso mesmo, o Senador); e difundido depois pela Dra. Ildete Caldas.

Em 1988, Dra. Ildete tomou a iniciativa de fundar a CEMISE, uma pequena clínica com cinco funcionários, sendo hoje um dos estabelecimentos privados bem-conceituados no estado. Uma vida dedicada ao trabalho e a família, quase no anonimato, onde a velha medicina artesanal, centrada na relação médico/paciente, foi praticamente um sacerdócio.


Antonio Samarone.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário