quarta-feira, 5 de julho de 2017

MESTRES DA MEDICINA EM SERGIPE - Geraldo Bezerra


GERALDO BEZERRA – Nascido à fórceps pelas mãos do Dr. Ávila Nabuco e da Irmã Furtunata, na maternidade do Hospital de Cirurgia, em 29 de setembro de 1946. Filho do Juiz de Direito de Itabaiana e militante da Liga Eleitoral Católica (LEC) José Bezerra e de Dona Cacilda. Geraldo passou a primeira infância no Bairro Santo Antonio, tendo como professora a conceituada Umbertina Barbosa.

Geraldo Bezerra foi morar em Itabaiana em 1957, aos 10 anos de idade, passando pelos bancos da Escola de Maria Branquinha e do Murilo Braga. Conheceu como poucos os bastidores da tumultuada vida política de Itabaiana do final da década de 1960. Geraldo Concluiu o ensino fundamental no Colégio Atheneu. Em 1966, foi aprovado em primeiro lugar em medicina, na Universidade Federal de Sergipe.

A sua escolha por ser médico passou por uma vivência de sofrimento. Com apenas seis anos de idade, acompanhou a dolorosa morte de sua tia Glorinha com câncer de mama, metástase para o pulmão, mastectomizada de forma radical, com remoção dos músculos peitorais, deixando-a com um aspecto desfigurado. Como se morria em casa, o pequeno Geraldo assistiu aquele sofrimento, levando-o a tomar uma decisão, seria médico, para encontrar um tratamento para tão insidiosa moléstia.

Dito e feito. Entrando na Faculdade procurou logo cedo acompanhar o Dr. Oswaldo Leite, o primeiro oncologista de Sergipe, que em 1959, iniciou o tratamento radioterápico do câncer por aqui. O Dr. Geraldo Bezerra seguiu o seu mestre e professor. Terminado a graduação, foi ao Rio de janeiro especializar-se em oncologia, sua missão. Retornando a Sergipe por volta de 1975, o segundo oncologista iniciou a quimioterapia em Sergipe, sendo a primeira paciente uma mulher com câncer de mama, no hospital Santa Isabel. Nada mais simbólico, o Dr. Geraldo usando novos recursos terapêuticos, ainda precários, tentando salvar uma vida do terrível mal, que tinha abatido a sua tia. A droga usada foi o endoxan, uma ciclofosfamida de baixa eficácia e elevados efeitos colaterais. O Dr. Geraldo Bezerra montou o ambulatório de oncologia do INAMPS em Aracaju, onde atuou até a aposentadoria.

O Dr. Geraldo Bezerra foi um eterno professor, desde jovem. Como coroamento, terminou ensinando genética médica no curso de medicina da UFS. Sempre foi um apaixonado pela história. No primeiro ano do ginásio, em Itabaiana, o professor Eduardo Porto (Pompéia) passou como dever de casa um trabalho sobre a ocupação dos corsários franceses no Rio de Janeiro no século XVI. A apresentação do pequeno Geraldo foi tão maravilhosa, que o professor sempre o requisitava para a apresentação do trabalho nas series mais avançada, como prova de que se estudando as coisas ficam fácies.

Hoje, aos 71 anos, 46 de casado com Dona Elisabeth, pai de três filhos, o Dr. Geraldo Bezerra continua assistindo as suas missas semanalmente, e atendendo as suas pacientes na AVOSOS. Sereno, equilibrado, com a sensação do dever cumprido, alimentando planos de escrever sobre muitas passagens da vida. O Dr. Geraldo possui uma memória recheada de estórias e versões sobre a vida sergipana. Aguardando os seus escritos...


Antônio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário