Estrada de Rodagem Laranjeiras – Itabaiana – Frei Paulo
(por Antônio Samarone)
(por Antônio Samarone)
A Estrada de Rodagem tardou a chegar em Itabaiana. Somente em abril de 1928, foi inaugurada a Estrada de Rodagem Laranjeiras – Itabaiana (a primeira). Foi durante o governo de Manoel Dantas (Mané Caroço) e o Secretário de Obras era Leandro Maciel, isso mesmo, o famoso líder político.
Vajam esse trecho da Coluna de Zózimo Lima, postada pelo amigo Antônio Sobrinho, em suas redes sociais, sobre as festividades de inauguração da estrada.
“Rumo a Itabaiana.
Foguetes, girândolas, arcos e bandeirolas.
Aproximamo-nos da terra do finado Zé Sebrão [José Sebrão, político itabaianense; tio do historiador Sebrão Sobrinho].
A população freme de entusiasmo.
A charanga local entoa o antigo e sempre novo dobrado “Saudades de minha terra”.
O coronel Dultra de Almeida espera-nos com uma macarronada suculenta.
O Dultra, disse-nos o Otoniel Dória [Dorinha, delegado de polícia, chefe político itabaianense], fez uma verdadeira devastação nos galinheiros da vizinhança.
Sua Excelência o presidente Manoel Dantas recebe distintas homenagens.
Sua Excelência, com aquela simplicidade, que é seu traço característico, atende a todos os reclamos.
Ele vê, perquiri, ausculta todas as necessidades e promete fazer o que estiver nas suas forças.
A comitiva tem ampla liberdade de S. Ex.ª para divertir-se à farta.
O Humberto é o peão da patuscada.
À noite, ao jantar, ele levanta um brinde às Valquírias do país de Wagner representadas na pessoa do robusto vigário local.
Há danças na casa do Dorinha e na Intendência.
O farmacêutico Florival nos martirizou com uma oração sesquipedálica [muito longa].
Tive a impressão de estar diante do frade Cisneiros [Francisco Gimenez de Cisneiro, espanhol] num tribunal do Santo Ofício.
Safa!
Safa!
Aquela morena de olhos de pervinca [azuis], no baile, deixou uma chaga incurável no coração de Guilhermino.
O Teófilo mostrou que ainda é autoridade nos torneiros coreográficos.
A alegria é tanta que Humberto, o Zozimo, o Xavier, o Mecenas, o Leandro, o João Cabral e o Barroso planejam fazer o encanamento direto dos depósitos da Antártica.
O Dr. Gervásio Prata, o magistrado culto e criterioso, recebe uma manifestação carinhosa dos ilustres itinerantes.
O presidente Dantas compareceu pessoalmente.
Muito cedo, no dia seguinte, rumamos para São Paulo, via Saco do Ribeiro.
Ali a comitiva presidencial foi alvo de grandes homenagens.”
Itabaiana passava a se conectar com o mundo por meios motorizados. Antes de 1928, só através dos tropeiros e do lento carro de boi.
Esse foi o primeiro passo para o desenvolvimento econômico de Itabaiana, consolidado, com a chegada da BR – 235, em 1953.
PS: um descontentamento, Zózimo Lima no texto citado chama a nossa centenária Filarmônica de charanga, ou entendi errado?
Antônio Samarone.
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