quarta-feira, 25 de outubro de 2017

ESCRITOR ANALFABETO

UM ESCRITOR ANALFABETO
A indústria editorial em Sergipe passa por um surto de prosperidade. Nunca se publicou tantos livros, mais de duzentos nos últimos noventa dias. O poeta Amaral Cavalcante já pediu que não lhe convidem mais para lançamentos. O inusitado foi o lançamento do primeiro livro de Zé de Sobó, intitulado “Sinais dos Tempo”. O novo escritor, José da Silva Santos (Zé de Sobó), 27 anos, natural do Batula, nunca pôs os pés numa escola. É analfabeto de pai e mãe. O mundo já conhecia compositores surdos (Beethoven); cantores gagos (Nelson Gonçalves); escultores sem braços (Aleijadinho em Ouro Preto), mas escritor analfabeto esse é o primeiro. Eita povo inteligente.
Zé de Sobó já foi convidado para o programa do Bial, na Globo. Os departamentos de letras das universidades entraram em pânico: pode ser o fim das letras. Um doutor em informática simplificou: bobagem, um bom aplicativo transforma a fala em escrita, e ainda faz a correção ortográfica. Os espíritas acreditam que Zé de Sobó é médium e está apenas psicografando. Se o sujeito que recebe o dr. Fritz pode curar; por que o que incorpora um escritor não pode escrever? Já um amigo jornalista foi irônico: grande novidade, o que mais existe é escritor analfabeto. Eu não sei explicar.
A verdade é que Zé de Sobó adorou a novidade e já pensa em se tornar um escritor profissional. Finalmente, surgiu uma oportunidade de deixar o cabo da enxada.
Antonio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário