O Gato Gris.
(por Antonio Samarone)
Os bichos se humanizaram, dormem na cama e possuem sobrenomes, sobretudo os cães e os gatos. Acho, que se a evolução darwinista estiver certa, em muito breve, eles começarão a falar.
Em meu condomínio, essa humanização dos bichos é seletiva. Ama-se cães e gatos e odeia-se os pombos.
Temos um gato vadio, sem dono: o gato cinza!
O belo gato cinza está morrendo. O gato cinza, na verdade não é cinza, não é preto, nem azul. A sua cor não existe nas caixas de lápis de cores. A sua cor metia medo e o seu miado era assustador. Ele possui uma cabeça imponente e um olhar feroz, cheio de brilho.
O gato cinza não tem dono (perdão, tutor).
Depois que Marieta se mudou, o gato cinza ficou órfão, sem ter onde comer. Marieta era a tutora de gatos persas, daqueles peludos lindos. O que sobrava dos banquetes dos seus felinos, ia para o gato cinza.
Acho que a desnutrição e a velhice, mudaram a índole do gato cinza. Ele está com claros sinais de maus tratos e uma forte alopecia.
Em minha insônia produtiva, hoje pela madrugada, ouvi o miado do gato cinza. Acho que ele sabe da minha amizade com Marieta. Um miado humilde, choroso, pedindo um lugar para morrer. Os gatos, como as pessoas, morrem só.
Abri a porta e me aproximei. Botei ração fresca e tratei-o como gente. Não sei o seu nome, se é que tem nome. Chamei-o de xaninho, um apelido genérico. Tentei convencê-lo a não desistir da vida.
O gato cinza fez uma cara de tristeza e expressou: Chega, o sofrimento não faz sentido. Chegou a minha hora. Acho que a morte também não é o fim para os gatos. Se houver reencarnação, só não quero voltar pombo.
Eu, cá comigo, nem eu.
Os gatos aqui de casa são comuns, não reclamam, acham a vida boa, só com casa, comida, atenção e carinho. Eles foram solidários com o gato cinza.
O gato cinza não tem onde morrer. Talvez, ainda esteja vivo só por isso.
Me senti impotente. Se ele quisesse viver eu sabia como ajudá-lo. Mas, morrer, eu não sei. Não lido bem com a morte.
Antonio Samarone (médico sanitarista)
sábado, 15 de julho de 2023
O GATO GRIS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário