A Fé em Antonio.
(por Antonio Samarone)
A missa foi o principal ato público, na fundação do Brasil. Somos a Terra da Santa Cruz. O que houve? A fé católica desabou. Somente 8% dos que se dizem católicos, frequentam a missa regularmente.
Constatei essa verdade nas Trezenas de Santo Antonio, em Itabaiana. A Igreja vazia. Meia dúzia de devotos. Raríssimos jovens. Um prenuncio de um amanhã mais difícil.
Desconheço as causas.
Tenho lido várias explicações, todas superficiais. De lamentações morais a prenúncios apocalípticos, do fim da transcendência a teologia da prosperidade. São análises interessadas, adaptadas a ideologia dos analistas.
Nem um Papa Santo, ou quase Santo, como Francisco, foi suficiente para sustar a queda do catolicismo no Brasil.
Um paradoxo: essa mesma gente de coração vazio, enche as ruas nas procissões. Hoje, 13 de junho, multidões acompanharão o andor de Santo Antonio. Na verdade, não existe mais andor, o Santo vai num carro alegórico, enfeitado por Val Decorador.
Aliás, um carro arrumado com bom gosto e estilo por um artista plástico. Val Decorador é um gênio da criatividade. O Santo demonstra a seu contentamento, com um leve sorriso. Prestem a atenção.
Também não sei explicar as motivações de tanta gente nas procissões.
Sinto, que mesmo a fé em Antonio está ameaçada. A Irmã Dulce dos Pobres, que fez o seu primeiro milagre em Itabaiana, avança velozmente sobre as devoções. O pão dos pobres de Santo Antonio está sendo substituído por obras assistências mais abrangentes.
Não sei se ainda existem as “Santas Missões”, onde Frades barbudos pregavam o fim do mundo e as ameaças do fogo eterno. Era um alerta aos hereges. Frei Damião de Bozzano foi o último a pregar o Paraíso só para os justos.
Hoje, somos perdoados antecipadamente de qualquer vilania. Foi o fim do arrependimento, do remorso e do peso na consciência.
Perdeu-se o medo!
O fogo do Inferno esfriou e o Paraíso abriu as portas para todos.
Antonio Samarone. (médico sanitarista)
domingo, 2 de julho de 2023
A FÉ EM ANTONIO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário