sábado, 26 de agosto de 2017

DOMINGOS GUEDES CABRAL


DOMINGOS GUEDES CABRAL –  Clínico em Laranjeiras, SE.

Nasceu na cidade de Salvador em 29 de outubro de 1852, filho do educador Domingos Guedes Cabral e de dona Faustina Maria do Nascimento Cabral, teve quatro irmãs, Virgínia, Laura, Adelaide e Sophia e um irmão, Aristides Guedes Cabral. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1875, defendendo a tese “Qual o Melhor Tratamento da Febre Amarela”. A sua tese original “Funções do Cérebro” foi rejeitada pela Congregação da faculdade “por conter doutrinas contrárias à religião oficial do Estado” e pelo seu total materialismo, inclusive preconizando que o interesse deveria ser só científico e livre das pregações bíblicas. Sustentava Guedes Cabral que a alma é apenas uma função fisiológica como qualquer outra e que a cosmogonia de Moisés é insustentável perante a ciência. Esse livro causou grande sensação e provocou, sobretudo por parte do clero, uma verdadeira reação.

Guedes Cabral se declarava darwinista e francamente materialista. Foi a única tese doutoral reprovada pela Faculdade de Medicina da Bahia em toda a sua história. Segundo Ricardo Waizbort e col., “Funções do cérebro foi, ao lado da tese de doutorado de Sylvio Romero, o texto mais importante sobre o evolucionismo da geração de 1870 no Brasil. Romero defendeu seu título de Doutor na Escola de Direito do Recife, em 1875, e o trabalho foi publicado sob a forma de livro em 1878, com o nome de Filosofia do Brasil. Não por acaso, Romero elogiou muito o livro de Guedes Cabral, por sua coragem em adotar uma teoria que desafiava o saber religioso, enquanto apontava saída científica para problemas nacionais, como a criminalidade e a loucura.”

Guedes Cabral atuou depois de formado atuou como clínico na cidade de Laranjeiras por oito anos, exercendo forte influência intelectual sobre os médicos republicanos, a exemplo de Felisbelo Freire. Segundo Luiz Antônio Barreto, Laranjeiras era, em Sergipe, um centro de irradiação cultural, desde 1876, quando o médico baiano Domingos Guedes Cabral chegou, com suas ideias evolucionistas. Regressou para a terra natal acometido pela tuberculose, falecendo em 27 de janeiro de 1883, com 31 anos.


Domingos Guedes Cabral enxergava longe: “Um delito é o efeito de um pensamento incompleto ou vicioso, que é por sua vez o parto de um cérebro viciado. O mal filosófico é apenas uma enfermidade. A moral, e com ela o direito, devem ceder alguma coisa à patologia. Ao que a sociedade chama um perverso, ao que os códigos chamam um criminoso, a ciência chamará um dia apenas – um doente..., a ciência verificará um dia que não há mais do que um desarranjo anatômico, ou desvio da ação fisiológica. Os exorcismos, as penitenciárias, os patíbulos, cederão lugar à mão sábia do médico e à droga farmacêutica... felizmente para a humanidade enfim, essas monstruosidades jurídicas, esses pavorosos escândalos sociais – as masmorras, o grilhete e o cadafalso – substituir-se-ão pelas casas de saúde, pelos hospícios de caridade, pelos cuidados carinhosos, solícitos, sábios, perscrutadores e humanitários da ciência”. (Citado por Juanma Sánchez Arteaga, e cols,).
Antonio Samarone. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário