sexta-feira, 26 de junho de 2026

PENSANDO ALTO


 Pensando Alto!
(Antonio Samarone)

Max Weber, em seu ensaio, “a política como vocação”, flexibilizou o papel da ética na política: “a política utiliza-se de duas éticas: a da CONVICÇÃO, quando obedece a valores e princípios; e a ética da RESPONSABILIDADE, quando obedecem às exigências da realidade e ao pragmatismo.”

Em Sergipe, na atual eleição, o PT usou a ética da Responsabilidade, para subir no palanque do Governador.

Um exemplo recente do uso da ética da Responsabilidade: os Estados Unidos, nessa guerra de agressão contra o Irã, assassinou Ali Khamenei, líder supremo da República Islâmica, no primeiro dia dos combates.

A ética da Convicção exige vingança! A ética da Responsabilidade obrigou ao Irã continuar negociando com os Estados Unidos, mesmo indignados. A ética da Responsabilidade indicou um caminho diferente da ética da Convicção.

Usando a moral comum, do dia-a-dia, não vingar a morte de Khamenei é uma indecência. Pensando politicamente, o Irã está certo.

Em Sergipe, o PT precisou tapar o nariz, para fortalecer a reeleição de Lula. Foi o caminho pragmático.

No segundo turno de 2022, o PT foi derrotado por Mitidieri. A população delegou ao PT, o papel de oposição. Foram quatro anos. Às vésperas dessas eleições - 2026, o PT pediu que esqueçam o que foi dito, apaguem os vídeos.

Para fortalecer a reeleição de Lula, o PT vai subir no palanque da situação.

Percebem, o PT mudou de posição em Sergipe, para fortalecer a reeleição de Lula. O Partido do atual governador (PSD), tem candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado. O PSD de Sergipe, movido pela força eleitoral de Lula, procurou uma sombra.

Não acredito que as bases lulistas em Sergipe, votem em Mitidieri.
O preço é muito alto. São muitas as contradições. Nem como troca, como agradecimento aos votos que Lula, teoricamente, receberia das hostes governistas.

A liderança de Lula em Sergipe, foi construída ao longo da vida.

Também não acredito que a direita palaciana vote em Lula.

Os exemplos dos petistas históricos, Renatinho, em Propriá; e Mané de Rosinha, em Porto da Folha, no apoio a Valmir de Francisquinho, no apoio a chapa Lula/Valmir, são pontas do Iceberg. As mudanças em Sergipe precisam desses votos.

No segundo turno de 2022, em Sergipe, Lula obteve 67% dos votos válidos. Faço um alerta: as mudanças em Sergipe, com Valmir de Francisquinho, também precisam do apoio dessas bases lulistas.

Quem estiver ideologizando a campanha, não está ajudando. As necessidades em Sergipe, não são ideológicas. Precisamos de um bom administrador, que governe para todos!

Antonio Samarone. Médico Sanitarista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário