segunda-feira, 10 de abril de 2023

SERGIPE PROFUNDO (INDIAROBA)

 Sergipe Profundo.
(por Antonio Samarone)

Deu no conceituado Portal do poeta e jornalista Jozailto Lima, que foi criado um Banco municipal no Interior de Sergipe. Um banco?

Pois é, um banco! onde?

A Villa do Espírito Santo do Rio Real, atual Indiaroba, é um município pobre, pequeno (menos de 20 mil habitantes), sempre governado pelos Senhores de baraço e cutelo. Indiaroba não saía do lugar.

No final do século passado, Indiaroba passou por um movimento de Reforma Agrária, liderada pelo Técnico Agrícola Adinaldo do Nascimento. Vários assentamentos foram formados.

E agora, o que fazer com a produção, onde vender, como colocá-la no mercado. A terra foi dividida, mas a produção é mercantil.

O mundo dar voltas e o mesmo Adinaldo da reforma agrária chegou a Prefeitura de Indiaroba pelo voto.

Qual a principal preocupação do novo Prefeito? Tirar a população da miséria? A primeira providência foi criar a feira do produtor, onde os assentados da reforma agrária pudessem comercializar os seus produtos. Um ceasinha municipal.

O Perfeito Adinaldo avançou, criou um Banco Municipal e uma moeda local, o Aratu (A$). O dinheiro passou a circular no município. Um Aratu vale um Real. O novo dinheiro circula no município, vende-se e compra-se com ele.

Tá na hora do aratu (A$) buscar paridade com o yuam, a moeda da China.

Tudo isso está previsto no Sistema Monetário Nacional. O próximo passo é que o Bolsa Família seja pago em Indiaroba em aratus. Hoje o Banco Aratu já possui dois mil e duzentos correntistas.

Outra providência. Indiaroba hoje possui mais de cem viveiros de camarões, tudo sustentável, sem agredir o meio ambiente.
Empreendimentos de pessoas remediada. Gera renda e empregos para muita gente.

Indiaroba abastece Salvador de Camarão.

O Prefeito Adinaldo embelezou Indiaroba. Uma gracinha!

Gente descrente, vão conhecer... A cidade é limpa, arborizada, uma orla linda e bucólica. A preservação da memória da cidade foi priorizada. Quem for a Salvador pela linha verde, pare um pouco, entre na Cidade.

Façam melhor, se for na hora do almoço, parem no Restaurante de Dona Bebé para comer Pitu. Bebé é falecida, mas o restaurante continua com a família e as receitas são as mesmas. Não é um prato barato, mas vale a pena.

No anonimato, sem grande divulgação, o Prefeito Adinaldo Nascimento faz uma gestão revolucionária, que está mudando a vida do povo pobre.

Palmas, para o Prefeito Adinaldo do Nascimento, de Indiaroba.

Antonio Samarone (médico sanitarista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário