O Tempo anda mexendo com a Gente.
(por Antonio Samarone)
O que está acontecendo nos Estados Unidos?
É o fim da Era Reagan e da onda neoliberal? O estado deixando de ser visto como o principal obstáculo para o crescimento da economia capitalista?
Esse modelo rodou o mundo com o nome de “Consenso de Washington”.
O Presidente Biden (78 anos), sem promessas nem alardes, propõe um “New Deal”, gastar seis trilhões de dólares - 30% do PIB deles, para estimular a economia, combater a pobreza, o racismo, reformar a infraestruturas e reverter as mudanças climáticas. Uma transição para uma economia verde.
É a volta do sonho da social-democracia europeia? O estado como motor do progresso e protetor do cidadão, do berço ao túmulo.
A minha bússola está desorientada.
Aprendi com a canção de Belchior que, “não preciso que me ensinem de que lado nasce o sol, porque bate lá o meu coração”.
Há muito tempo, a fonte de utopias não são os sovietes de Stalin, nem a China de Mao, nem a Albânia de Enver Hoxha.
E a China de Deng Xiaoping? Com o seu socialismo de mercado, ameaçando a hegemonia americana.
Os Estados Unidos estão reagindo para enfrentar a China, deixando de ser os “Xerifes” do mundo, para dominarem pelo exemplo?
Ou são apenas estratégias e o Imperialismo é o mesmo?
Os Estados Unidos serão o novo farol das utopias ou é o lobo botando uma fantasia de cordeiro? Claro, uma pergunta ingênua.
O desenvolvimento sustentável é viável com a democracia representativa ocidental ou a vitória da economia asiática é irreversível?
Um fato é claro: o neoliberalismo não resolveu a crise capitalista e, politicamente, está empurrando o mundo para o fascismo. O brasil não é um caso isolado.
O Brasil sempre na contramão! Por aqui, o neoliberalismo ainda é hegemônico, quase exclusivo.
Antonio Samarone (médico sanitarista)
Nenhum comentário:
Postar um comentário