A Enfermagem na UFS.
(por Antonio Samarone)
Em setembro de 1970, o Diretor da Faculdade de Medicina, Dr. Alexandre Gomes de Menezes Neto, através da portaria nº 12, criou uma comissão presidida pelo Dr. João Perez Garcia Moreno e composta pelas enfermeiras Maria Iracema Freire Novais, Marlene Henriques Ladeira da Silva, Osa Maria Machado de Araújo e Maria Sílvia de Oliveira Costa, visando organizar o curso de enfermagem na UFS.
A Presidente da ABEN, enfermeira Terezinha Salarina, também participou desse grupo de trabalho.
A proposta era para o curso de enfermagem começar a funcionar a partir de 1971.
Somente em 23 de outubro de 1975, o Conselho Superior da UFS (CONSU) discutiu e aprovou a Resolução nº. 18/75, criando o curso superior de Enfermagem na Universidade Federal de Sergipe.
O curso funcionava na Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia (FBHC), passando na década de 1980, à Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos e, em 1991, ao Campus da Saúde Prof. João Cardoso do Nascimento Júnior, em Aracaju.
O Curso de Enfermagem na UFS começou com 14 docentes efetivos. A primeira turma, com 13 enfermeiros, formou-se no final de 1979.
Entre as formadas em 1979, identificamos: Angélica Maria Dantas Barbosa, Sonia Maria Souza Silva, Sonia Maria Dantas Seabra, Vera Maria Souza Resende, Rute Lima Andrade, Maria do Patrocínio Oliveira (Pastora), Sylda Cely Meneses de Oliveira, Rita Maria Viana Rego, Maria Antônia Moraes Maia, Ana Otacília Alves de de Menezes, Josefa Rejane Nunes de Barros, Marta Maria Prado Costa e Brígida Maria Nabuco Queiroz.
Em 1979 o número de enfermeiros que atuavam em Sergipe era bastante reduzido, apenas 80 enfermeiros com nível superior e 419 auxiliares de enfermagem.
Era esse o principal argumento para o recém criado curso de enfermagem – primeiro semestre de 1976, com vinte alunos - na Universidade Federal de Sergipe.
Em 1979, quando o curso de enfermagem foi reconhecido, já contava com 139 alunos.
Antonio Samarone (médico sanitarista)
Nenhum comentário:
Postar um comentário