A Espantosa História da Medicina.
(por Antonio Samarone)
George Washington foi o Comandante do Exército durante a Guerra da Independência Americana. Presidiu a Convenção de 1787, que redigiu a Constituição. Foi o primeiro presidente dos Estados Unidos e governou por dois mandatos (1789 a 1797).
Depois aposentou-se e foi cuidar de suas fazendas.
Fazendo uma inspeção à cavalo em sua propriedade, ele se expôs a uma nevasca. Passou muito tempo com a roupa encharcada e adoeceu. Ele apresentava febre, tosse, coriza e garganta inflamada com muito pus. Teve uma amidalite severa.
A equipe médica, o que existia de melhor nos Estados Unidos, prescreveu sangria, retirando-lhe de imediato um quarto de litro de sangue. O “tratamento” foi acompanhado com um xarope de melaço, manteiga e vinagre.
Durante dois dias, os médicos drenaram dois litros e meio de sangue do Presidente George Washington, cerca de 40% do total.
Como o paciente não melhorava (não tinha como), os médicos resolveram aplicar cantharidina em sua garganta. Cantharidina é um agente causador de bolhas derivado de um besouro chamado Mosca Espanhola. Cantharidina causa queimaduras químicas graves e só serviu para piorar ainda mais a inflamação de sua garganta.
A equipe médica começou a ficar desesperada e decidiu continuar com o derramamento de sangue. Após uma nova sangria, eles ainda administraram um enema e, em seguida, um emético para fazê-lo vomitar.
Finalmente, o Presidente George Washington não resistiu ao tratamento e faleceu. Existem dúvidas sobre a causa da morte do Presidente? Se a medicina não tivesse se metido, a amidalite provavelmente teria evoluído para a cura.
Claro, não se analisa a história com critérios atuais. Naquele tempo, final do século XVIII, era o que a medicina tinha de melhor à oferecer.
A história da medicina tenta suavizar a bizarrice do tratamento médico, suspeitando de doenças mais graves. Já afirmaram que George Washington poderia ter contraído crupe, difteria, sepse estreptocócica, angina de Ludwig e angina de Vincent.
Na verdade, o Presidente George Washington faleceu da violência terapêutica em se tratar uma inocente amidalite.
A fonte desse ocorrido está no portal do “Past Medical History”. Eu não inventei...
Antonio Samarone (médico sanitarista)
Nenhum comentário:
Postar um comentário